segunda-feira, 16 de junho de 2008

FiaT-Shirts

Dessa vez, seis marcas, entre nacionais e internacionais, foram convidadas para desenhar os modelos. Cada uma desenhou duas camisetas, que serão vendidas na própria Bienal ou nas lojas Banca das Camisetas.

As marcas que fazem parte do projeto são o coletivo venezuelano Masa, o coletivo argentino DGPH, Bruno 9Li, Ellus, Ellus 2nd Floor e o estúdio francês Surface to Air Paris.

Sobre os estilistas:

MASA - Venezuela
MASA é um "escritor venezuelano", diretor de arte e designer gráfico. Em seu trabalho consegue controlar uma mistura original de um sentido tanto europeu como latino americano. Ele consegue com sucesso incorporar uma rua latino americana com estilo de modernismo gráfico. Seus clientes incluem: Warner Brothers Records, Lucky Strike, Tanqueray and Miramax Films.

DHPG – Argentina
DGPH é um coletivo formado no começo de 2003 pelos designers gráficos: Diego Vaisberg e Martín Lowenstein. A idéia deste projeto é combinar o designer gráfico e as artes visuais com o resto das disciplinas: desenho industrial, arte, moda e por um outro lado formar um grupo de desenho que possa prover soluções gráficas a quem estiver interessado. Com a experimentação como regra, DGPH explora em ilustração, vídeo, multimídia e arte.
A princípio de 2005 com o prêmio da comunidade de desenhistas Pacdesco, dos Estados Unidos.

Surface to Air Paris
É um estúdio/boutique criativo que opera-se na arte, na forma e na comunicação. Surface To Air Studio / S2A Studio Clientes: L'Oreal Luxe, Louis Vuitton, French Ministry of Culture, Loveless, Tsumori Chisato, Adidas, EGG, HP, EMI, SONY, Chromeo, Justice, Goose, Scenario Rock, Jane Birkin

Ellus
Criada por Nelson Alvarenga, é conhecida por manter sua identidade desde o início, sendo fiel aos cortes e modelos de jeanswear.A Ellusparticipa do SPFW desde sua primeira edição em 1996. Atualmente Adriana Bozonéa diretora de criação.

Ellus 2nd Floor
Ellus 2nd Floor é um projeto revolucionário que começou no ponto de venda quando Ricardo Gonzales, um dos nomes mais sensíveis e inventivos do marketing de moda, ainda trabalhava para a marca (agora ele está na Cavalera). Gonzales juntou nomes da novíssima geração de estilistas, camiseteiros, ilustradores e colocou o trabalho da galera para ser comercializado no segundo andar da loja da Oscar Freire. Foi um sucesso. O projeto era, e é, despretensioso, muito interessante e moderno, não só por dar espaço a novos criadores, mas também por trazer a idéia de cooperativa de moda para o Brasil.

Bruno 9Li
Anno Domini teve o orgulho de apresentar a primeira exposição individual de Bruno 9li nos Estados Unidos em abril de 2007. Nesta data, Bruno 9li vivia em Porto Alegre , Brasil. As influências de Bruno 9li vem das suas experiências diárias em meio a vasta missigenação cultural do Brasil (influências estas vindas da Europa, America Latina, África e Ásia), assim como sua busca por um sentido de vida através da espiritualidade, fazendo referência ao imaginário e filosofia herméticas e símbolos culturais populares. Bruno, geralmente, comenta sobre o "uno" e é profundamente convencido da intensa ligação divina entre todos os seres - pessoas, animais e a natureza em si. 9li cria trabalhos que ilustram graficamente sua visão de encontros épicos de seres naturais e sobrenaturais. Esses encontros, dependendo do ponto de vista, podem ser compreendidos como contos míticos do passado, assim como situações fantásticas de um futuro distante. Hoje Bruno 9li mora em São Paulo. Recentemente participou de uma exposição em Barcelona - Espanha - e está montando mais uma individual em São Paulo. Retornará para Califórnia em agosto de 2008 para mais uma mostra na Anno Domini Gallery.

Fiat por OESTUDIO

A terceira coleção do projeto Fiat – Fashion Innovation Attitude é assinada pelo coletivo carioca OESTUDIO. A nova linha traz um estilo e uma personalidade ainda mais sintonizados com a essência de inovação que é a cara da Fiat.

A coleção vem com jaquetas especiais em tramas transparentes e com elementos reflexivos. Elas são acompanhadas por novos acessórios arrojados, como óculos, relógios e carteira, que ganham um destaque especial.

Espaço Fiat: Fiat Café por Piselli

Rosenbaum também assina a criação do Café Fiat por Piselli. Ele idealizou um ambiente cheio de elementos jovens, totalmente antenado com a essência do público da Fiat e do SPFW. E no cardápio do restaurante, os pratos ligam gastronomia a automobilismo, com muito humor e inovação.

Espaço Fiat: Instalação Punto

Para criar a instalação que recebe os visitantes ao Espaço Fiat no SPFW, o arquiteto Marcelo Rosenbaum se apropriou do design do Punto e do colorido oriental da toy-art. Ele uniu os dois para deixar o primeiro andar da Bienal com a ousadia e a irreverência que a Fiat põe em tudo. Conheça Punto-Dan e Punto-Jô.



O que é Fiat – Fashion Innovation Attitude

Não é só na tecnologia dos seus carros que a Fiat cria novos padrões e referências. Sempre sintonizada com as tendências contemporâneas das artes plásticas, a Fiat desde sempre é associada a valores como criatividade e ousadia estética, buscando e estabelecendo o que há de novo.

Desde 2006, o projeto Fiat – Fashion Innovation Attitude é uma conseqüência lógica desse espírito de vanguarda, traduzindo para o universo da moda a essência de inovação e liderança que são a marca da Fiat tanto na engenharia quanto no design dos seus carros.

Este ano, a Fiat, mais uma vez, marca presença no maior evento de moda do País, com ações dentro e fora das passarelas da São Paulo Fashion Week. A terceira coleção do projeto traz jaquetas e acessórios assinados pelo coletivo carioca OESTUDIO, enquanto seis nomes de destaque foram convidados para criar as novas FiaT-shirts.

A instalação criada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum para o Espaço Fiat, na Bienal, une o design da montadora e o colorido da toy-art. É dele também a decoração do Café Fiat por Piselli. E a cobertura exclusiva da SPFW feita por blogueiros convidados traz um olhar criativo e irreverente sobre o que acontece nos desfiles e nos bastidores em tempo real.